1. Sinagoga
Durante o cativeiro, os judeus foram espalhados por todo canto. Eles continuaram os costumes deles apesar de quem os dominava. Por Jerusalém ser longe, foi desenvolvido um lugar de reuniões aonde quer que os judeus estivessem. Quando os judeus voltaram para Israel, continuavam com estas maneiras de reunir. Estruturas começaram de ser erguidas, mesmo no cativeiro, onde os judeus podiam se reunir e ouvir da lei. Pelo decorrer do tempo estas assembléias religiosas tinham uma finalidade estabelecida e ofícios distintos. Esta reunião religiosa junto com a estrutura é conhecida como sinagoga.
2. Escribas
Com o cativeiro, os sacerdotes não foram sempre espalhados na forma de instruir todos os judeus da maneira que desejavam. Os escribas eram profissionais no Velho Testamento cujo trabalho era colocar por escrito que os profetas disseram. No tempo do exílio (cativeiro) estes começaram de ser chamados para "interpretar" o que a Lei dizia. Eles eram formados na linguagem original do Velho Testamento, então o povo pedia que estes não só lessem a Lei mas esperavam que os ensinassem ela também. Os Escribas gradualmente perderam o aspecto de profissionais de escrever e assumiram mais posição como uma classe religiosa, ou seita, com autoridade para interpretar a Lei. Para o Judeu, os Escribas tinham autoridade da Lei Oral.
3. Fariseus
No cativeiro, os Judeus não tinham um líder político só para eles. Eles estavam sob o domínio dos outros. Mas muitas vezes, os líderes das nações que dominavam o mundo, deram autoridade limitada aos que já tinham uma forma de autoridade entre os Judeus. Os sacerdotes tinham autoridade pela Lei Escrita, e estes sacerdotes, muitas vezes foram colocados em posições oficiais pela nação que os dominava. Nessa posição de autoridade, os sacerdotes foram conhecidos como Fariseus. Os Fariseus começaram de ser vistos como tendo autoridade religiosa e política entre os judeus. Quando o Novo Testamento abre, temos esta seita, Farisaísmo, já existindo.
4. Saduceus
Dentro da seita dos Fariseus nasceu a seita dos Saduceus. Os Saduceus eram um ramo menos rígido entre os Fariseus. Os pensamentos dos Saduceus eram mais liberais que os dos Fariseus, mas as suas ações eram muito mais rígidas. A Lei Escrita era sua autoridade.
5. Herodianos
Os Herodianos (Mat. 22:16; Mar 3:6; 12:13) eram um grupo entre os Judeus que era mais político do que religioso. Tinham como alvo ajudar o governo de Roma prosseguir em favorecer os judeus.
6. Zelotes
Os Zelotes eram nacionalistas puros. Estão mencionados em Lucas 6:15 e Atos 1:13. A palavra "zelador" nestes casos é o mesmo que Zelote. O pouco de tempo que os Judeus, com os Macabeus, exercitaram controle de si mesmo, era suficiente para inflamar um atitude de nacionalistas. Quiseram uma nação Judaica e lutaram para isso.
Fiquem na Paz de Cristo! Brevemente estaremos publicando mais informações interessantes como estas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário