segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vista aérea de Araripina


Araripina, PE

     Araripina é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se a uma latitude 7º34'34" sul e a uma longitude 40º29'54" oeste.
    Araripina constituía um distrito de Ouricuri e tinha a denominação de São Gonçalo. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 08 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual no. 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito de Ouricuri. 
     Em 1922, o Bispo de Pesqueira, Dom José Lopes criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que até 1933 ficou sob a responsabilidade do Vigário de Ouricuri. Em 14 de junho de 1923, chegou o primeiro Vigário residencial, iniciando a partir dai, uma nova era para São Gonçalo. Surgiu a primeira Escola Estadual em 21 de junho de 1920 e vieram vários melhoramentos. Em 1928, começou a luta pela Independência do distrito. 
    O Município foi criado pela Lei Estadual no. 1.931, de 11 de setembro de 1928, que teve vigência a partir de 1 de janeiro de 1929, quando foi instalado. O Decreto Lei Estadual no. 952, de 31 de dezembro de 1943, mudou a denominação do Município de São Gonçalo para Araripina, provavelmente, pelo fato de ser localizado nas imediações da Chapada do Araripe. Alguns historiadores defendem a tese de que o nome Araripina deriva etimologicamente do tupi = ara + iba, ou iriribá = coloração vermelha. Outra tese bastante aceita e divulgada diz que o topônimo Araripina origina-se do termo Arari(pe), devido à localização no sopé da chapada do Araripe, acrescido do sufixo "ina", vindo do nome do famoso missionário sertanejo Padre Ibiapina, que edificou a primeira capela da cidade. É, ainda, assunto de pesquisas e estudos. Outros nomes sugeridos à comissão encarregada de elaborar o projeto de Reforma Administrativa do Estado de que resultou o Decreto-Lei nº 952, de 31 de dezembro de 1943 foram: Oestina, Cararama e Ibiçaroca (alusão ao grande valado ao pé da serra do Cariri e que termina em Exu). Administrativamente, o Município compõe-se dos distritos: sede, Lagoa do Barro, Nascente, Bom Jardim do Araripe, Morais e pelo povoado de Gergelim, Feira Nova, Cavaco, Serrânia, Sipaúba e Lagoa de Dentro.
     Anualmente, no dia 11 de setembro, Araripina comemora a sua emancipação política.
     Brevemente estaremos publicando a história da publicação do Evangelho de Jesus Cristo em Araripina!

A seguir algumas fotos de Araripina:


 Avenida Antônio de Barros Muniz
 Faculdade de Formação de Professores de Araripina
Vista panorâmica de Araripina

A principal atividade econômica de Araripina é a mineração de gipsita (gesso), a seguir ilustrada:



Nenhum comentário:

Postar um comentário